Deputado Federal Eduardo Barbosa

Aprovada sugestão de Eduardo Barbosa para debater sobre a Gerontologia

Publicado: 07 de maio de 2021

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou nesta quinta-feira (6) o Requerimento nº 33/2021, de coautoria do deputado federal Eduardo Barbosa, para a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Educação para debater a Gerontologia, e sua importância na realidade brasileira.

O objetivo da audiência é apresentar as complexidades desse campo de estudos e os campos de atuação para os especialistas da área. De acordo com os autores, há muitas dúvidas sobre as áreas de atuação dos especialistas e tecnólogos em gerontologia, a diferença entre essa profissão e o geriatra, dentre outros pontos.

“Precisamos discutir e compreender melhor do que se trata essa área e profissão, além de buscar entender quais são as políticas públicas envolvidas e necessárias para seu desenvolvimento, visando um melhor processo de envelhecimento no Brasil”, afirmaram.

Serão convidados para a audiência o Dr. Vicente Faleiros, especialista em Gerontologia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG – DF); a Dra. Aurea Barroso Soares, pesquisadora na área de gerontologia social e membro da Pastoral da Pessoa Idosa; a Dra. Karina Gramani Say, fisioterapeuta e docente do curso de Gerontologia da UFSCar; a Dra Thais Bento Lima da Silva, docente do curso de Gerontologia da USP, pós-doutoranda na área do Envelhecimento Ativo, e Diretora Científica da Associação Brasileira de Gerontologia; o Prof. Dr. Alessandro Jacinto, médico geriatra e docente da Universidade Federal de SP e da Universidade Estadual de SP; Efraim Rodrigues, Diretor da Federação Nacional de Tecnólogos; representante do Ministério da Educação; e Crismédio Costa, gerontólogo da Associação Pestalozzi de Maceió, Presidente da Comissão Nacional em prol da Gerontologia e idealizador do Movimento Nacional Vidas Idosas Importam.

O requerimento foi apresentado em conjunto com a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL).

Seja o primeiro a fazer um comentário

Veja também:

Sabia que Eduardo Barbosa
já destinou mais de

através de diversas ações para
Dallas?

VER AÇÕES