Deputado Federal Eduardo Barbosa

Eduardo Barbosa destina emenda para acervo da biblioteca do Instituto Cultural Amilcar Martins

Publicado: 28 de dezembro de 2020

O deputado federal Eduardo Barbosa comunicou o pagamento da emenda individual de sua autoria, no valor de R$ 105.000,00, para o Instituto Cultural Amilcar Martins (ICAM), localizado em Belo Horizonte, com o objetivo de reformular a base de referências da biblioteca, aquisição de acervo e publicações de livros. 

Segundo Eduardo Barbosa, a melhoria do sistema da base de dados da biblioteca dará maior acessibilidade ao acervo bibliográfico assim como a aquisição, publicação e edição de novas obras são valiosas contribuições ao estudo da história social e econômica de Minas Gerais.

“Essa emenda vai ajudar a mitigar o problema social de acessibilidade a bens culturais e ampliar o apoio e estímulo a pesquisa e produção cultural, além de contribuir na democratização do direito à memória e acesso a esses bens”, afirmou o deputado.

A biblioteca do Instituto Cultural Amilcar Martins é hoje o maior centro de pesquisa sobre história e cultura de Minas Gerais e irá orientar toda a pesquisa e desenvolvimento dos títulos a serem publicados, bem como abrigar as aquisições bibliográficas e comandar a atualização da base do acervo prevista na emenda. A biblioteca possui mais de 15.000 títulos, é aberta ao público e possui acesso facilitado às pessoas com deficiência física. Em 2016, a coleção de obras raras foi reconhecida e certificada pela UNESCO como parte da memória do Mundo (MoW Brasil 2016) pela sua importância e unicidade, se tornando o primeiro acervo bibliográfico no Brasil a receber este reconhecimento.

A emenda de Eduardo Barbosa foi apresentada ao Orçamento Geral da União de 2020 perante o Ministério do Turismo.

Seja o primeiro a fazer um comentário

Veja também:

Sabia que Eduardo Barbosa
já destinou mais de

através de diversas ações para
Ashburn?

VER AÇÕES