Deputado Federal Eduardo Barbosa

Eduardo Barbosa fala sobre a importância da tecnologia para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Publicado: 24 de agosto de 2021

A convite da Apae de Jequeri (MG), o deputado federal Eduardo Barbosa palestrou, virtualmente, nesta segunda-feira (23), sobre o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: “É tempo de transformar conhecimento em ação” e falou sobre a importância da tecnologia para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Segundo o deputado, com a pandemia ocasionada pela COVID-19, a população passou a utilizar tecnologias para se comunicar à distância por causa do isolamento social e as pessoas com deficiência intelectual e múltipla não podem ficar de fora desse avanço.

“Nós, professores, família e apoiadores temos que nos preocupar em fazer com que a tecnologia chegue também nas pessoas com deficiência intelectual. Eu participo de um grupo de WhatsApp com autodefensores das Apaes de Minas Gerais, que foi criado durante a pandemia, e esse instrumento virtual é usado constantemente por esses autodefensores. O diálogo e o interesse deles na troca de informações e de ideias são constantes, e percebo na conversação que eles têm uma percepção real e concreta sobre a pandemia”, afirmou o deputado.

Eduardo Barbosa afirmou que, após a criação do grupo no WhatsApp, percebeu que os apoiadores da pessoa com deficiência intelectual já deveriam ter dado a eles a chance de se apropriarem da tecnologia e das redes sociais. “Eles tinham essa necessidade de se comunicar muito antes da pandemia, e a gente colocava um limite a eles e não nos preocupamos em fazer com que se apropriassem das tecnologias. Precisamos introduzir esses meios cada vez mais para eles dominarem todos os canais tecnológicos, pois a vida contemporânea exige isso”, explicou.

Semana Nacional

Anteriormente denominada “Semana Nacional do Excepcional” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla faz parte do calendário oficial da Federação Nacional da Apaes e de todas as Apaes do Brasil, desde a década de 60 do século passado. É comemorada anualmente, de 21 a 27/8. A data foi instituída no arcabouço legal brasileiro pela Lei nº 13.585/2.017, de autoria do deputado Eduardo Barbosa, e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Seja o primeiro a fazer um comentário

Veja também:

Sabia que Eduardo Barbosa
já destinou mais de

através de diversas ações para
Ashburn?

VER AÇÕES