Deputado Federal Eduardo Barbosa

Eduardo Barbosa participa de audiência na FUNASA para tratar dos problemas de abastecimento de água em Pequi

Publicado: 04 de fevereiro de 2021

O deputado federal Eduardo Barbosa participou nesta quinta-feira (4) de uma audiência virtual com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Coronel Giovanne Silva, e com o prefeito de Pequi (MG), André Melgaço, sobre o abastecimento de água do Município.

O deputado explicou que Pequi tem um problema crônico de distribuição de água. “O sistema é arcaico, de tubos de amianto que é prejudicial à saúde, e não alcança as áreas mais altas da cidade”, explicou Eduardo Barbosa.

O prefeito André Melgaço afirmou que a rede sofre vazamentos constantes, e que essa semana a população está há dois dias sem água, e não é por falta de abastecimento. “O maior problema é a distribuição. Quando colocamos mais pressão na tubulação, ela quebra e tem vazamento. Queremos ajuda da FUNASA nessa questão do encanamento de água. O ideal é abandonar a rede antiga e fazer uma nova”, ressaltou o prefeito.

O presidente da FUNASA pediu que a prefeitura entregue junto ao órgão um projeto para captar o recurso necessário para a obra, demonstrando a necessidade da substituição dos canos de amianto, e uma estimativa de custos para a ampliação da rede para cumprir a meta de universalizar a distribuição de água no município.

Eduardo Barbosa afirmou que a reunião foi muito produtiva. “Creio que a questão está bem encaminhada e agora iremos aguardar o projeto e o orçamento para realizar a obra”, afirmou o deputado.

Em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o uso do amianto no Brasil por ser considerado uma substância cancerígena por organizações de saúde, mas, infelizmente, muitos municípios brasileiros ainda utilizam a tubulação desse mineral para a água tratada.




Galeria de Fotos

Seja o primeiro a fazer um comentário

Veja também:

Sabia que Eduardo Barbosa
já destinou mais de

através de diversas ações para
Ashburn?

VER AÇÕES