Deputado Federal Eduardo Barbosa

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência: Eduardo Barbosa participa de debate na Apae de Passos

Publicado: 23 de agosto de 2021

A convite da Apae de Passos (MG), o deputado federal Eduardo Barbosa participou, nesta segunda-feira (23), do Debate: É tempo de transformar conhecimento em ação, tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla desse ano.

A Semana Nacional é comemorada anualmente, de 21 a 27/8. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017, de autoria do deputado Eduardo Barbosa, e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Eduardo Barbosa falou sobre a política nacional de saúde da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seus desafios. Segundo ele, o conceito mudou nas últimas décadas, e hoje não vemos mais a pessoa com deficiência como um doente, mas sim como um paciente.

“Convivemos, ao longo de muitas décadas, com o modelo médico e hoje, após a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, o conceito que lidamos com a pessoa com deficiência é o biopsicossocial, fazendo com que essa pessoa seja um ser participativo, efetivo, que busca uma autonomia para exercer as suas funções na sociedade”, afirmou Eduardo Barbosa.

Além de Eduardo Barbosa, também participaram do debate o presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Prof. Jarbas Feldner de Barros; a Consultora Técnica da Feapaes-MG, Maria Juanita Pimenta Juanita Pimenta, a promotora de Justiça, Cristina Bechara Kallas, e Suderli Nicolau de Barros Maia, da Apae de Passos.

Semana Nacional

Anteriormente denominada “Semana Nacional do Excepcional” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla faz parte do calendário oficial da Federação Nacional da Apaes e de todas as Apaes do Brasil, desde a década de 60 do século passado. As celebrações ocorrem com o objetivo de dar visibilidade às questões que envolvem a pessoa com deficiência.

Assista a íntegra do debate:

https://www.youtube.com/watch?v=hjkMS7AZquY


Seja o primeiro a fazer um comentário

Veja também:

Sabia que Eduardo Barbosa
já destinou mais de

através de diversas ações para
Ashburn?

VER AÇÕES