Deputado Federal Eduardo Barbosa

Subcomissão discute assistência social na pandemia a pedido de Eduardo Barbosa

Publicado: 09 de junho de 2021

A pedido do deputado federal Eduardo Barbosa, a Subcomissão Permanente de Assistência Social debateu nesta terça-feira (08) medidas de enfrentamento à pandemia. O deputado é o relator da Subcomissão.

Durante a audiência pública, os convidados debateram sobre a oferta dos serviços assistenciais pelos estados e municípios e o acompanhamento remoto; a segurança dos profissionais e usuários da assistência social; ações assistenciais voltadas ao atendimento das pessoas em situação de rua; e acolhimento durante a pandemia.

“A Assistência Social tem o papel fundamental nesse período de pandemia, e a redução do orçamento da pasta pode estar impactando nos serviços nesse momento tão difícil”, afirmou o deputado, chamando atenção para a constante redução do orçamento da pasta nos últimos anos.

Vacinação

Outro assunto muito debatido pelos convidados foi a inclusão dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no grupo prioritário do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19. A secretária-executiva do Fórum Nacional de Usuárias e Usuários da Assistência Social (FNU/SUAS), Aldenora González, ressaltou que o papel desempenhado pela Assistência Social é fundamental e essencial. “Esses trabalhadores necessitam do reconhecimento de todos, e o ideal seria garantir a inclusão deles no Plano Nacional de Imunização. Eles precisam estar seguros para dar o melhor atendimento aos usuários”, afirmou.

Aldenora falou ainda que o SUAS precisa se preparar para o momento de pós pandemia. “Tivemos um aumento considerável de usuários cadastrados no Cadúnico no último ano e a Assistência Social precisa estar preparada para receber esses novos usuários. Não só em infraestrutura, é necessário ter um bom acolhimento, com pessoas qualificadas e que estejam recebendo salários dignos para atender esses usuários”, afirmou.

A conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) Kelly Rodrigues Melatti, também reforçou a importância dos trabalhadores do SUAS na prioridade da vacinação contra a COVID-19. “Como trabalhadora do SUAS perdi muitos colegas para o coronavírus. De acordo com a base de dados do Conselho, já passamos de 100 óbitos de assistentes sociais de Covid-19. Precisamos saber o índice epidemiológico de contágio nos trabalhadores do SUAS”, ressaltou.

População de rua

O secretário nacional do Movimento Nacional População de Rua (MNPR), Darcy da Silva Costa, afirmou que, na pandemia, infelizmente, os serviços de Assistência Social não conseguiram tirar, de fato, a população da rua. “Na pandemia, a situação é outra. As pessoas perderam seu emprego e o número da população de rua vem aumentado muito. As entidades privadas sem fins lucrativos estão assumindo vários papeis para ajudar essa população com cobertores e comidas”, disse.

O deputado Eduardo Barbosa afirmou que irá solicitar uma agenda com o Ministro da Cidadania para tratar os assuntos debatidos na audiência pública desta terça-feira (8).

Também participaram da audiência pública a vice-presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano; e o diretor da Federação Nacional dos Assistentes Sociais (Fenas), Ygor da Silva Machado.

Clique aqui para assistir a audiência da íntegra.

Seja o primeiro a fazer um comentário

Veja também:

Sabia que Eduardo Barbosa
já destinou mais de

através de diversas ações para
Dallas?

VER AÇÕES